Cenario Distópia: Pistoleiros, os mestres no uso de armas de fogo (parte 03)


Apresentei na primeira e segunda parte desse artigo, a concepção do arquétipo dos Pistoleiros, sua habilidade em sacar e disparar mais rápido sua arma, algo essencial para sua sobrevivência. Agora vou citar mais técnicas uteis aos pistoleiros como o Tiro Duplo,  Tiro Direcionado e Recarga Dupla.

Disparando com duas armas:


Alguns pistoleiros preferem usar duas armas e podem se beneficiar disparando simultaneamente e "dobrando" a quantidade de tiros e dano causado em seus alvos. Se o pistoleiro tiver um olho biônico com Rastreador de alvo extra, por exemplo, é possível mirar e/ou atirar em dois inimigos ao mesmo tempo! Para usar armas na mão inábil, é obrigatório que ele tenha a Perk "Treino com a Mão Inábil" para revólver ou, de maneira mais genérica, para qualquer arma, adquirir na sua criação a vantagem Ambidestria. Ou use Dual Weapon Attack (Pistol) traduzido no MB pg 230 como Ataque com duas armas (Pistola) /  Difícil. Sem essa técnica o atirador está submetido a uma penalidade de -4 para disparar com a mão inábil! Com ela, ele pode "recomprar" a penalidade até eliminar ela totalmente.

Técnica: Ataque com duas armas (Pistola) /  Difícil
Pré-definido: Arma de Fogo -4
Pré-requisito: Arma de Fogo; não pode exceder o NH na pericia.

Permite disparar duas pistolas uma em cada mão, reduzindo a penalidade de mão inábil (-4). Cada nível dessa técnica elimina -1 nessa penalidade. Não é possível aumentar o Nível de habilidade dessa tecnica além do NH da pericia da arma!


Ataque direcionado a uma parte do corpo:


No mundo de Distópia atormentados e abominações somente podem ser destruídos com tiros na cabeça. Assim é vital que os pistoleiros conheçam técnicas para facilitar o tiro, considerando a sua dificuldade. Imagine um atirador disparar na cabeça de um alvo (-7) há 10 metros de distância (-4) uma penalidade total de -11! Aprendendo a técnica Target Attack (Pistol)  ou Tiro Direcionado (Pistola) / Difícil é possível reduzir essa penalidade para -7... Observe que é necessário definir o ponto de impacto no momento da compra da técnica. Ou seja, Tiro Direcionado (Pistola, Cabeça) e Tiro Direcionado (Pistola, Órgãos Vitais) são técnicas diferentes!


Técnica: Tiro Direcionado (Pericia com arma de fogo, Ponto de impacto) /  Difícil
Pré-definido: Arma de Fogo -4
Pré-requisito: Arma de Fogo; não pode exceder o NH na pericia.

Para cada técnica deverá escolher a especialidade de arma de fogo e o ponto de impacto. Assim a técnica Arma de fogo (Rifle, Cabeça) é diferente da técnica Arma de fogo (Pistola, Cabeça). A cada nivel adquirido por essa técnica o atirador "recompra" -1 da penalidade até a metade da penalidade do ponto de impacto (arredondado para cima): uma penalidade de -7 (na cabeça) passa a ser de até -3.

Exemplo: O pré-requisito de TD (Pistola/Braço)  é Arma de fogo (Pistola)-2 e não pode exceder Arma de fogo-1. O pré-requisito TD (Rifle/Olho)  é Arma de fogo (Rifle)-9 e não pode exceder Arma de Fogo(Rifle)-4.

Atirando em cima de uma montaria:

Em um cenário de Faroeste como Distópia, pistoleiros precisam saber disparar suas armas cavalgando em suas montarias. Em termos de jogo, o atirador sofre uma penalidade de -4 para disparar sua arma montado em um cavalo se estiver em movimento. Não é fácil controlar sua montaria enquanto dispara o revolver ou rifle... Sendo assim, pistoleiros aprendem a técnica Mounted Shooting (Disparo Montado) / Difícil podendo reduzir ou eliminar totalmente essa penalidade. 


Técnica: Disparo Montado /  Difícil 
Pré-definido: Arma de Fogo -4
Pré-requisito: Arma de Fogo; não pode exceder o NH na pericia.

Essa técnica ensina o disparo de uma arma de fogo em cima de uma montaria em movimento. Para cada técnica deverá escolher a especialidade de arma de fogo e o tipo de montaria (no caso do cenário, Cavalos). A cada nível adquirido por essa técnica o atirador "recompra" -1 da penalidade até o nível de habilidade com a arma. O nível de habilidade dessa técnica não pode exceder o NH da arma de fogo original.

Exemplo: 
Billy Dentes Podres possui Arma de Fogo (Pistola) - 13 e Disparo Montado (Pistola) - 11. Se não soubesse essa técnica, o Nh efetivo seria 9 (redutor -4), no entanto com ela ele pode disparar com NH efetivo 11!


Recarregando sua arma:


As armas usadas pelos pistoleiros em Distópia são revolveres, rifles e espingardas de ação simples, dupla ou semi-automáticos. Quanto a forma de recarga, revólveres são classificados como basculantes (Break-Open)  e de tambor reversivel (Swing-out). Rifles, carabinas e espingardas podem ser de retrocarga, de tambor reversivel (como os rifles-revolver) ou de carregador interno (lever-action)

Acho que a melhor forma de demonstrar é pelas imagens e vídeos...

Revolver Basculante (Break-Open):


Revolver de Tambor Reversivel (Swing-Out):


Espingardas de Retrocarga:

Rifle-Revolver (Tambor Reversivel) :



Rifle Lever Action:





Este ultimo vídeo mostra as armas do Velho Oeste uma boa noção do que esperar em Distópia:




Para diminuir o tempo de recarga de revólveres (e rifles-revólveres) é possível usar um remuniciador  (speedloader). Embora tenham surgido apenas no final do Século 19 (não sendo comuns no Velho Oeste), no mundo de Distópia já tinham sido inventados pelos anões.



O vídeo a seguir mostra o uso do remuniciador/speedloader:




Todas as armas de Distopia possuem sistema de ejeção automática por molas ou pressão, uma idéia criativa dos hábeis artífices anões.

O tempo de recarga depende do tipo de arma usado e para revólveres pode ser reduzido utilizando um remuniciador e/ou com um teste da perícia Sacar Rápido (Munição), conforme tabela abaixo:




Técnica: Recarga Dupla/ Médio 
Pré-definido: Sacar rápido (Munição)-2.
Pre-requisito: Sacar rápido (Munição); não pode exceder o NH de Sacar Rápido.

Essa técnica permite que o atirador recarregue duas câmaras de uma arma de cano múltiplo (por exemplo, de uma espingarda ou um revólver) de uma só vez. Uma jogada bem sucedida dá todos os benefícios de sacar rápido e significa que cada manobra preparar para inserir ou extrair manualmente um cartucho afeta dois cartuchos! Isso reduz em um turno por par de cartucho, se a arma for de ejeção automática (um para inserir cada par). Armas de ejeção manual, reduzem em dois turnos por par de cartucho (um para sacá-los e outro para inserí-los).


O Caminho da Pistola:

Entre os Monges Draconianos surgiu um novo estilo de combate: o Caminho da Pistola. Um conjunto de técnicas para tornar o guerreiro um só com sua arma. Conhecidos como monges pistoleiros, sua fama se estende além Condado de Draco, por toda a Terra Desolada, todos os demais condados de Distópia temem e reconhecem o poder desses monges, capazes de feitos heroicos. Realmente o Caminho da Pistola torna o monge pistoleiro o gatilho mais rápido de Distópia!


O caminho da Pistola  - Custo Básico: 4 pontos.

Perícias básicas: Arma de Fogo (pistolas); Sacar Rápido (Pistola); Sacar Rápido (Munições).
Qualidade (perk) básica: Familiaridade com o estilo (Caminho da Pistola)
Técnicas: Gatilho rápido (Pistola); Disparo Montado (pistola/tipo montaria); Tiro rápido (Pistola); Reter a arma (Pistola); Tiro direcionado (Pistola/Ponto de impacto).
Perícias cinematográficas: Luta às cegas; Controle do Corpo; Salto Voador; Arte da Invisibilidade;  Passo leve; Força Mental; Atirador Zen* (Pistola).
Técnicas cinematográficas: Ataque Duplo (Pistola); Ataque Furacão (Pistola).

*versão similar para pistolas de Arqueiro-Zen.

Características opcionais:
Secundárias: Velocidade basica ampliada e Percepção Extra.
Vantagens: Visão aguçada; Ambidestria; Reflexos em combate; Esquiva ampliada; Atirador; Equipamento característico; Treinado por um mestre.
Perícias: Acrobacia; Armeiro (Armas pequenas); Briga; Controle de respiração; Connoisseur (Armas de fogo); Judo; Caratê; Meditação; Observação; Furtividade.
Qualidades:  
Fastest Gun in the West; Gun Sense; Off-Hand Weapon Training; Quick Reload (Break-top ou Swing-out revolver); Quick-Sheathe (Pistol); Quick-Swap (Pistol); Weapon Bond.

Obs: decidi manter as qualidades opcionais (perks) em inglês, por não haver suplemento traduzido (Fonte: GURPS 4th - GUN FU pg 18-23)

Para mais informações dos Draconiandos e dos seus monges, em breve publicarei material especifico.


Comentários

Postagens mais visitadas