Cenario Distópia: Pistoleiros, os mestres no uso de armas de fogo (parte 02)



Na primeira parte desse artigo apresentamos os pistoleiros, os mestres no uso de armas de fogo: seu conceito, suas habilidades e demonstramos a importância da pericia Sacar rápido... (Observem que fiz uma atualização no artigo original, para aprofundar no conceito Pistoleiro, logo recomendo que dêem uma lida nele novamente). Agora aprofundaremos nas técnicas para o pistoleiro ser considerado o gatilho mais rápido de Distópia...



Um pistoleiro pode aprender a atirar mais rapidamente usando técnicas como Abanar ou Dedilhar o cão, Gatilho Veloz e Tiro Rápido. Essas técnicas em termos de jogo aumentam o CDT da arma permitindo que o atirador dispare mais tiros em um único turno.

CDT (Cadencia de Tiro) é a quantidade de tiros que uma arma pode disparar em um ataque (um turno). Em GURPS, armas com CDT acima de 04 são consideradas "automáticas".
Em Distópia é raro encontrar armas automáticas. Normalmente resumem-se a revolveres e rifles semi-automáticos, pistolas e metralhadoras do tipo gatling que ficam nas mãos dos grupos para-militares das grandes corporações controladas pelos Fidalgos ou, em alguns casos raros, nas mãos de excêntricos inventores anões;  em geral, essa armas ainda são pouco confiáveis e não são permitidas aos comuns. Por isso as armas que os pistoleiros ( e demais heróis) tem acesso são revolveres, rifles e espingardas de ação simples ou dupla. Para mais informações, em breve postarei uma matéria exclusiva sobre as armas do cenário.

Voltando ao assunto desse artigo, por terem acesso a armas de baixa CDT, pistoleiros aprendem a usar suas habilidades para ampliar a capacidade de tiros da arma, aumentando a CDT da arma!  As técnicas de Abanar e Dedilhar são usadas para revolveres manuais de ação simples (CDT 1), enquanto as técnicas de Gatilho Veloz e Tiro Rápido são usados para revolveres de ação dupla e semi-automáticos.

Mas o que são revolveres de ação simples e ação dupla?

De ação simples: Revolveres de ação simples foram os primeiros produzidos pelos artífices anões. Por demandarem um acionamento manual, são mais lentos. Em termos de jogo, isso é representado pela CDT baixa (igual a 1), que todos os revolveres de ação simples tem.  Antes de apertar o gatilho para disparar é necessário acionar manualmente o cão da arma. Ao ser puxado para trás, cão movimenta o cilindro posicionando o tambor para o próximo tiro. Ao apertar o gatilho, cão aciona o percussor, realizando o disparo da munição.

No vídeo a seguir, retirado do Youtube, um atirador demonstra o uso de um revolver de ação simples:





De ação dupla: um sistema mecânico permite que a arma possa ser acionada sem que se precise engatilhar o cão. Nesse sistema o gatilho exerce duas funções: engatilha a arma e libera o cão, ou seja, quando o atirador aciona o gatilho o cão é puxado para a retaguarda pelo sistema, até o final quando ele é liberado e acontece o disparo. Com esse mecanismo, Revolveres de ação dupla são mais rápidos de atirar possuindo CDT igual a 03. 

Entendido o funcionamento dos revolveres de ação simples e de ação dupla, prossigamos para as técnicas:

Técnicas de Tiro para Pistoleiros


Abanar o cão / Difícil
Pré-definido: Armas de fogo (Revolver)-4.
Para abanar um revólver, o atirador segura o gatilho enquanto golpeia o cão da arma com a palma da outra mão, puxando-o para trás e liberando-o para disparar a arma. Ele requer um teste de Arma de Fogo (Pistol) -4, e não pode ser combinado com Apontar. A  técnica permite eliminar esse redutor, aumentando a CDT para 2. É possível aumentar a CDT até 5, impondo um redutor de -2 ao NH para cada +1 na CDT. Esses redutores adicionais não podem ser eliminados pela técnica. Além disso, se tentar disparar em CDT 5, há um acréscimo de +2 no recuo da arma!





Dedilhar o cão / Difícil
Pré-definido: Armas de fogo (Revolver)-4.
Dedilhar o cão é uma técnica de uma mão só.  O atirador segura o gatilho do revólver enquanto usa o polegar para puxar o martelo de volta para trás e depois o libera para disparar. Um atirador habilidoso pode disparar dois revólveres de ação única de uma só vez! Dedilhar requer um teste de habilidade em Armas de fogo (Pistolas) -2. Essa técnica permite eliminar esse redutor, aumentando a CDT para 2, em caso de sucesso. Uma falha significa que ele não pode disparar naquele turno. Em uma falha crítica, ele deixa cair sua arma ou dispara prematuramente e sem controle - o GM decide o que ele atinge.


Gatilho Ligeiro/ Difícil
Pré-definido: Armas de fogo (Revolver)-4.


O atirador pode puxar o gatilho até duas vezes mais rápido. . . mas prejudicando sua capacidade de acertar o alvo. Puxar o gatilho rapidamente aumenta a CDT da arma até o máximo de 6, aplicando-se um redutor de -4 no NH de Armas de Fogo (Pistolas). O recuo (RCO)  da arma se mantém o mesmo em CDT 4, porém é aumentado em +2 em CDT 5 e +4 em CDT 6.

Recuo (RCO) é uma medida de dificuldade para se controlar a arma quando é disparada. Quanto maior o RCO mais difícil é acertar o próximo tiro!

RCO 1 significa que arma não possui recuo ou ele é muito fraco. Quando estiver usando uma arma com CDT2+ cada múltiplo inteiro de RCO na margem de sucesso significa que acertou mais um tiro, até o número máximo de CDT da arma. Uma dica é dividir a margem de sucesso pela CDT da arma (tiros disparados) somando +1 (arredondando para baixo) e o resultado será a quantidade de tiros que o atirador acertou!

Exemplo: Usando a técnica Gatilho Ligeiro, João Dentes Podres dispara seu revólver calibre 44 de Ação Dupla com CDT aumentada de 3 para 5 e RCO de 2 aumentada para 4. Ele possui NH efetivo 18 e tirou um resultado igual a 8, margem de sucesso 10! Significa que ele disparou 5  vezes mas acertou somente 3 tiros (1+10/4)!

Tiro Rápido
Pré-definido: Armas de fogo (Revolver)-6.
Um atirador pode treinar para disparar tão rapidamente a sua arma a ponto de acertar dois alvos em um único ataque! A arma precisa permitir no mínimo dois disparos no turno (CDT2+). O ataque é feito com redutor de -6 no NH, sendo que essa penalidade pode ser eliminada parcialmente ou totalmente usando essa técnica! Se a arma tiver CDT maior que 2, o personagem poderá definir  quantos tiros serão dados em cada alvo, lembrando que não significa que todos os tiros acertarão os alvos! Use as regras de recuo descritos acima. Essa técnica poderá ser combinada com Gatilho Ligeiro, mas não pode ser usada com duas armas (uma em cada mão).


A seguir: a última parte do artigo Pistoleiros - Recarregando a arma, Tiro Direcionado e Tiro Duplo.

Comentários

Postagens mais visitadas