Cenario Distópia: Pistoleiros, os mestres no uso de armas de fogo (parte 01)



Em algum lugar do Condado de Silver nas Terras Desoladas, uma cidadezinha no meio do nada chamada Woodcreek, dois pistoleiros estão um diante do outro aguardando o sinal do mediador.  O suor escorre de seus rostos, naquele  calor escaldante do sol de meio dia.  Angélica Montenegro posiciona sua mão próxima  de seu coldre se preparando para sacar sua arma, seus olhos estão fixos em seu oponente, o temível Billie "Dentes Podres". Ela pode sentir cada batida de seu coração, tamanho o silêncio na rua. O mediador dá o sinal, ambos sacam suas armas, mas Angélica leva vantagem dando o primeiro tiro: o corpo de Billie jaz inerte ao chão. Ela esbanja um pequeno sorriso debaixo daquela máscara. "Finalmente sua vingança está completa! Aquele filho da puta, abusador de mulheres está morto!".

Pistoleiros são os mais fascinantes personagens de Distópia. São soldados, patrulheiros, caçadores de recompensas, bandidos, mercenários, assassinos. Alguns preferem agir sozinhos, o tipico cavaleiro solitário, ele e seu cavalo, por exemplo, um vigilante ou patrulheiro enfrentando bandidos e atormentados nas planícies desérticas das Terras Desoladas. Outros andam em pequenos grupos, como caçadores de recompensas ou bandos de assaltantes.

Uma coisa eles tem em comum: são exímios atiradores, sua habilidade com as armas de fogo (revolveres, espingardas e rifles) é tão singular que não precisam mirar antes de atirar.  A sobrevivência de um pistoleiro está em justamente sacar mais rapidamente sua arma que seu oponente!

Alguns são cruéis, desonrosos e perigosos. Outros seguem um código estrito: jamais atiram pelas costas ou alguém desarmado; sempre se vingam de um insulto; sempre defende a honra de uma dama. Mas uma coisa eles tem em comum: a Lei se resume a sua arma. Uma bala no peito ou na cabeça é o único veredito que conhecem!

Normalmente nômades, vagando pelas Terras Desoladas não se fixam em lugar algum. Ou estão fugindo da lei ou perseguindo aqueles que fogem! O prazer de um pistoleiro é a liberdade de cavalgar pelas planícies e é claro passar as noites no Saloon abraçada a uma garrafa de uisque ou quem sabe um bela mulher (ou homem!) da vida!

Poucos pistoleiros chegam a se "aposentar". É raro conseguir sobreviver em Distópia até uma idade avançada. Porém existem alguns poucos "sortudos" que se tornam donos de terras ou pequenos comerciantes, abrindo armazéns, ferrarias ou saloons.

Construindo o personagem baseado no arquétipo do Pistoleiro:

Não há um modelo fixo para o pistoleiro já que este arquétipo pode assumir diversas "profissões". Assim preferi apenas definir algumas diretrizes. As vantagens, desvantagens, pericias citadas abaixo são opcionais, exceto aquelas que eu mencionar como obrigatória. Optei também por utilizar apenas características descritas no GURPS Lite para que esse cenário possa ser utilizado gratuitamente. Quando for necessário usar alguma característica ou habilidade que não esteja no Lite, será detalhado nesse artigo.


Vantagem exclusiva: Atirador (MB, pg 43)  +25 pontos
O personagem pode atirar armas de fogo, feixe, projetores de líquidos ou armas que usem a perícia canhoneiro, somando o bônus de precisão da arma, sem a necessidade de gastar um turno para mirar (usando a manobra apontar).  Quando estiver usando armas de uma mão (que podem disparar até 03 tiros no turno), recebe o bônus integral de precisão. Quando estiver usando armas de duas mãos ou automáticas (que disparam mais tiros) recebe metade do bônus de precisão. Se usar a manobra apontar recebe o restante do bônus e os adicionais por mirar.

Desvantagem exclusiva: Código de Honra (dos Pistoleiros)  - 10 pontos:
  • jamais atira pelas costas ou em alguém desarmado;
  • sempre defende a honra de uma dama;
  • sempre se vinga de um insulto.

Atributo principal: Destreza (DX) para maximizar suas pericias com armas e em sacar rápido além de auxiliar na sua reação em combate: velocidade básica e esquiva. 
Atributos secundários: Vitalidade (HT). Recomenda-se  também Força (ST) mediana  (10-11) para ter acesso a armas de calibre superior.
Vantagens: Atirador e reflexos em combate são obrigatórias. Ambidestria (para usar duas armas de fogo, sem penalidades); Noção do Perigo (para evitar ser surpreendido por emboscadas); Visão aguçada; Venturoso; Hipoalgia; Destemor; Visão Noturna.
Desvantagens: Sanguinolência; Código de honra; Excesso de confiança; Cobiça; Luxuria; Voto
Perícias: Arma de Fogo (pistolas, rifles ou espingardas) e Sacar Rápido (Pistolas e/munição) são obrigatórias. Armeiro (armas de fogo); Boemia; Jogo; Briga (para se defender em combate desarmado), Faca, Furtividade, Primeiros socorros; Rastreamento; Adestramento de animais (Cavalos); Cavalgar; Tática.
Técnicas: Abanar o cão; Dedilhar o cão; Gatilho ligeiro; Tiro rápido; Tiro direcionado; Tiro Duplo (estas técnicas serão detalhadas na segunda parte desse artigo).

ciberpistoleiro é um tipo de pistoleiro peculiar:  com implantes mecânicos e cibernéticos substituindo membros (braços e pernas) e olhos artificiais, que conferem habilidades especiais como força e agilidade extra, deslocamento ampliado, armas retrateis, acessórios para recarga rápida, visão noturna etc. 


Ciberpistoleiros são temidos em toda Distópia, muitos exibem suas "melhorias" de forma assustadora! Braços metálicos polidos, contendo armas, garras afiadas, mandíbulas metálicas substituindo parte de seu rosto, olhos brilhantes, intimidam a maioria dos pacatos cidadãos!

Sabendo manusear sua arma


A sobrevivência de um pistoleiro está diretamente ligada a sua capacidade de manusear a sua arma. Saber sacá-la mais rapidamente que seu oponente é questão de vida ou de morte. Além disso, por meio de técnicas especiais os pistoleiros aprendem à disparar mais rapidamente, aumentando a quantidade de tiros (CDT) que saem de sua arma a cada turno, a recarregar suas armas, ganhando vantagem contra seus oponentes. Essas regras foram extraídas do GURPS Hightech, pg 81-85, pg 251-252. Nessa primeira parte irei me ater ao uso de sacar rápido em combate.

Usando Sacar rápido em combate:
Sacar rápido é uma perícia essencial para pistoleiros, garantindo que ele faça o disparo mais rápido que seu oponente. Considerando que no cenário de Distópia armaduras não são comuns e que tecnicamente não há como se “esquivar” de balas, a melhor alternativa é garantir que sua arma derrube seu inimigo primeiro!
Sacar rápido permite ao pistoleiro sacar sua arma sem precisar fazer uma manobra preparar, como uma ação livre, podendo usar sua ação para disparar. É possível disparar uma arma por mão (-4 se estiver usando a mão inábil). Essa penalidade pode ser eliminada se tiver a vantagem Ambidestria (para qualquer arma) [5 pontos] ou a perk “treino com a mão inábil” (para uma arma específica) [1 ponto].

Magnitude da arma: use o número da magnitude (bulk) como penalidade no teste de Sacar Rápido, exemplo, um revolver 38 S&W tem Mag = -1, portanto -1 de redutor.

Mão na arma: atiradores podem declarar que estão com a “mão na arma” antes do combate, garantindo +4 no sacar rápido.

Outros Modificadores:
Rastejando ou deitado: -4
Agachado, ajoelhado ou sentado: -2
Agarrado: -4
Se pendurando de cabeça para baixo: -2
Em manobra deslocamento ou avançar e atacar: -2 durante ou depois da manobra
Mão inábil: -4
Se a arma estiver no coldre na parte inferior das costas ou em um coldre de ombro, -1;
Se estiver no coldre de tornozelo ou preso em uma bota, -2;
Se estiver no bolso ou escondido, -3;
Se estiver no coldre de cintura ou no próprio cinto, não há modificador.

Atenção: se estiver em uma posição agachada, ajoelhado ou sentado, se a arma estiver na bota ou coldre de tornozelo, ignore os modificadores de postura (-2) e posição da arma (-2).

Quem saca primeiro?

 É muito comum no cenário de Distopia dois pistoleiros se enfrentarem em um duelo mortal. Neste caso, como saber quem sacou a arma e deu o primeiro tiro? Afinal isso pode definir o resultado do combate!
Primeiro, se o combate já está em andamento, num tiroteio por exemplo, considere a ordem do turno, quem age primeiro tem a oportunidade de atirar primeiro! Contudo, em um duelo, o combate ainda não começou. Nesse caso, as seguintes regras podem ser seguidas:






A seguir: a segunda parte do Gatilho mais rápido de Distópia.

Comentários

  1. Senti falta de uma descrição mais focada no cenário, quem são os pistoleiros de Distópia, que ambiente frequentam, com que tipo de pessoas interagem, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu ia publicar antes um artigo sobre a sociedade e classes sociais. Mas acabei escrevendo sobre o arquétipo pois o material já estava mais adiantado. A criação do cenário esta sendo feito gradualmente. Há muito o que escrever ainda meu caro.

      Excluir
  2. Meu caro, fiz algumas alterações no Artigo seguindo a suas criticas... espero que curta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas