Introdução a Dust

Considerações sobre a ideia original e desenvolvimento de um cenário

O texto original encontra-se aqui, e foi levemente modificado para adaptar-se ao Blog Gurpeiros.

Hoje falarei um pouco sobre a criação de um cenário, pelo menos da concepção da ideia e o desenvolvimento inicial. Não pretendo publicar um conteúdo completo com todos os elementos que o compõe por dois motivos: primeiro porque não é o foco do que planejo em artigos futuros, segundo porque Bernardo Bastos já publicou artigos de seu cenário Distópia, contendo um material fantástico sobre um cenário semelhante.


Dust surgiu naturalmente a partir de um desejo de criação. Originalmente, o projeto fazia parte de um repertório de ideias que tive para uma nova Campanha de GURPS, ideias estas que fermentavam em minha cabeça há um certo tempo, mas apenas em Fevereiro de 2018 ganharam consistência.


Quando comecei a jogar RPG, em 1994, as únicas Aventuras que criava eram ambientadas na Alta Fantasia, embora outros cenários também fossem de meu interesse. O problema era não possuir conhecimento suficiente para criar histórias diferentes, fora de minha até então pequena zona de conforto, apesar de já conhecer outros sistemas e formatos de aventuras.
Depois que adquiri o livro básico de GURPS no ano seguinte, juntamente com o suplemento GURPS Cyberpunk, tive noção de como o sistema era amplo e permitia inúmeros formatos de ambientações, incluindo crossovers entre cenários.
Por mais de 20 anos criei aventuras de RPG em cenários medievais com níveis de fantasia maiores ou menores, cidades futuristas e planetas a serem colonizados em uma campanha cheia de conspirações e violência, Inteligências Artificiais e explosões, muitas explosões. Também trilhei pelas histórias policiais mais simples, em cenários parecidos com nossa realidade. Nesse intervalo, nunca havia conseguido desenvolver uma única aventura usando o velho oeste como tema de fundo. Até agora.
Seja lá qual tenha sido o motivo – maturidade minha, vontade dos meus jogadores (ou a falta dela) em aventuras de cowboys, repertório fraco -, apenas neste ano consegui sentar, pensar e desenvolver os rascunhos iniciais das histórias que planejo contar aos meus jogadores e agora também a vocês, nossos leitores, uma vez que uma pequena fagulha fez com que eu repetisse um formato que tentei apenas com o conto Eldon – o terrível! – escrever a aventura, jogá-la e usar os eventos do jogo no roteiro do conto. Já tenho a permissão de meus jogadores para usar seus personagens na história, então…
Dust representa a junção harmônica entre os elementos de velho oeste com a ciência presente no cenário steampunk, em maior ou menor grau, dependendo de onde as personagens estarão no cenário. Além disso, elementos exóticos dão o toque de alta fantasia necessário para o desenrolar da trama conforme o conceito que imaginei para a história. Este formato surreal e por vezes caótico pode parecer aleatório, mas apesar disso foi pensado para agradar tanto aos jogadores quanto a mim, não só pelo desejo da criação de algo neste formato, mas também pela possibilidade de produzir uma história a partir dele, como anuncio aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas