DA SÉRIE ARTEFATOS MÁGICOS: MATADORA UNIVERSAL PYU PYU


Embora sejam mais conhecidos pelas artes exóticas de combate corpo a corpo, os mosteiros ocultos de Qiu Qiu são o lar de mestres da besta - tanto seu uso quanto sua fabricação. A mais conhecida inovação deles é a "besta de repetição": uma arma propensa a avarias, uma engenhoca de baixa potência adequada para dispensar incômodos de curto alcance, não para enfrentar tropas blindadas em batalha aberta. Exceções são sempre mágicas. - Armas do Oriente Misterioso (DFRPG Magic Itens 2, p. 33)


 Esta é uma das ideias que tive ao ler o suplemento GURPS Dungeon Fantasy Treasures 4: Mixed Blessings. Imagine poder criar artefatos que não são exatamente "legais". Eles tem um atrativo aos aventureiros, com poderes sobrenaturais interessantes, mas, têm um "porém". E é essa a graça de se poder criar artefatos assim. Não posso afirmar que sejam objetos totalmente amaldiçoados, porque de certo modo conferem mais benefícios do que malefícios e um aventureiro inteligente pode aprender a usá-los. É claro que o preço de venda deles não será muito alto, desestimulando os gananciosos, mas estes artefatos podem ter mais utilidade como posse do que como dinheiro... E é essa a graça de incluí-los na narrativa, acrescentando um elemento único a estória.

O exemplo a seguir é uma variação de um artefato que foi retirado de uma coletânea de itens mágicos contidos no livro box DFRPG Magic Itens 2. Conheçam então...


A Matadora Universal Pyu Pyu!

Uma variação de um famoso artefato do Mandarinato de Shansin (extinto há milênios e precursor do império Tianshilong), assim como outros que sobreviveram ao tempo encontrados em sua ruinas. Dizem que os magos de Shansin mobilizavam um vasto número de escravos e servos  para alimentar seus rituais mágicos com a energia necessária para encantá-los. 

Pyu Pyu era uma besta mágica criada em série pelos monges encantadores de Shansin para suas tropas de elite. Ela conjurava um virote diretamente na arma já engatilhada, eliminando a necessidade do besteiro ter de sacar o virote, posicionar na besta e engatilhá-la. Assim o besteiro apenas precisaria mirar e disparar, reduzindo significativamente o tempo entre cada tiro!

Um grupo de encantadores guiados pelo Mestre Pan Xuefeng, um dos magocratas que serviam o Imperador Dragão, descobriu uma forma de replicar os encantamentos de Pyu Pyu e até mesmo melhorá-la: assim nasceu a Matadora Universal. Xuefeng queria replicar o artefato e torna-la especialmente letal contra os monstros de rondavam as bordas do império, como mortos vivos, globinóides e demônios. Ele queria que com um simples comando mental, o atirador pudesse escolher qual classe a besta seria especialmente letal. O encantamento lento e seguro demorou anos para ser concluído, mesmo com o auxílio de seus ajudantes, mas, finalmente, ele conseguiu!

Infelizmente para Xuenfeng, houve contratempos no ritual mágico e o artefato não saiu conforme o esperado. Embora ele fosse especialmente letal contra uma classe de criaturas específica, o seu portador não teria o controle de qual classe a besta seria letal! Além disso, ainda há um agravante, a Matadora Universal possuía um estranho magnetismo sobrenatural que atraía essa classe de criaturas em direção ao seu portador! E pior, em combate, essas criaturas tendiam a direcionar seus ataques a quem estivesse usando a besta!

Insatisfeito com os resultados alcançados, Xuenfeng tentou ainda replicar o encantamento, mas com a morte do seu imperador e o caos que se instaurou na capital, antes de concluir seus trabalhos, foi assassinado por um de seus ajudantes. Com a confusão da guerra civil instaurada nos anos seguintes, a Matadora Universal desapareceu, assim como as anotações de Pan Xuefeng a respeito do ritual. Desde então jamais foram encontrados.


  • ST da besta: uma besta com ST 15 (1d+5 perf), mas que qualquer um com ST7+ pode manusear e disparar (-1 no NH para cada nivel de ST abaixo disso). Embora não precise ser engatilhada, pelo seu tamanho e peso (uma grande besta), ainda precisa ser manuseada com 2 mãos, a não ser que portador tenha ST14+. Guerreiros realmente fortes podem usá-la ao lado de um escudo ou arma de mão!

  • Qualidade da besta: fina (20% a mais no alcance, 360/450 metros) e balanceada (+1 em precisão, com o encantamento sua precisão efetiva é de 6). 

  • Encantamentos básicos: Precisão +1 e Pujança +3 (ver letalidade de classe).

  • Habilidade original de Pyu Pyu: conjura um virote diretamente na besta já engatilhada, não sendo necessária nenhuma manobra preparar ou para engatilhar a arma, repetindo o processo a cada tiro. Virotes conjurados desaparecem assim que acertam (ou erram) o alvo; no caso de acerto, permanece apenas o buraco causado pelo virote. Há um pequeno disco na lateral da Pyu Pyu que pode ser deslizado e que serve para selecionar o tipo de flecha que será disparada, as opções são: padrão, ponta fina, cortante e inflamável. Mudar o tipo de flecha requer duas mãos, independente da força e perícia de seu portador. Enquanto a flecha permanecer engatilhada pode ser envenenada ou inflamada, se for retirada da besta ela desaparece e outra surge no lugar dela!  No entanto essas coisas são muito lentas para reaplicar em combate, e por isso importa apenas para o tiro inicial. As magias Projeteis Flamejantes, Projéteis Congelantes e Projéteis de Relâmpago afetam todos os virotes disparados de Pyu Pyu enquanto a arma estiver sob efeito desses feitiços. Não é possível realizar mais de um disparo por turno, mesmo usando magia ou habilidades cósmicas que alterem o tempo (como Acelerar, Padrão de Tempo Alterado, etc.

  • Letalidade de classe: a Matadora Universal causa +3 de dano contra uma classe de criatura específica podendo ser ela: Mundana, Animal, Planta, Híbrido, Feérico, Gosma, Construto, Demônio, Servo divino, Coisa Antiga, Elemental e Morto-vivo. Espíritos não são afetados pela arma por serem insubstanciais. Em caso de um sucesso decisivo, o resultado sempre será o triplo do dano (considere a rolagem da tabela de Acertos Criticos sempre como um automático 18)! Além disso, em um ataque contra outra classe diferente da que possui letalidade atual, se o ataque for um sucesso decisivo e matar a criatura, a partir do próximo ataque a letalidade mudará para a classe a que pertence essa criatura morta. Observe que criaturas difusas (como a maioria das gosmas) e incorpóreas (espíritos) não são afetadas pelo bônus de dano e nem pelo acerto crítico. A arma também não pode ser encantada ou enfeitiçada com magicas para afetar seres insubstanciais (outro defeito do artefato).

  • Magnetismo sobrenatural: similar a vantagem, mas específica para a classe de letalidade a que Pyu Pyu está sintonizada, criaturas daquela classe se sentem atraídas pelo artefato (um senhor infernal pode mandar um imp para  insistentemente importunar o dono oferecendo acordos para compra-lo ou apenas atacá-lo com suas hordas; orcs podem sequestrar companheiros e dependentes pedindo Pyu Pyu como resgate; pesadelos assustadores com coisas antigas irrompem na mente do portador para leva-lo à insanidade e desistir do item, etc.) – o GM deve ser criativo criando situações que atrapalhem a vida e tirem o sossego do dono da arma. Paralelamente, em combate, criaturas da classe também são atraídas como moscas para o portador da besta; eles sempre priorizarão ataca-lo. Não necessariamente significa que sempre partirão em um ataque suicida (ataque total); criaturas inteligentes usarão táticas bem elaboradas e engodo; se não for possível alcança-lo em combate corpo a corpo, usarão todos os meios necessários para prejudica-lo, seja diretamente ou indiretamente. Por exemplo uma criatura que conheça uma magia de controle mental, se o portador estiver longe de seu alcance, pode tentar manipular aliados do personagem para fazer seu trabalho sujo! Aliados que pertençam a classe de letalidade devem fazer um teste de Vontade com um bônus de +5 para resistir aos efeitos do magnetismo, inclusive em combate!

  • Classe inicial: o GM deve definir qual a classe inicial (quando o novo dono encontrar a Matadora Universal), podendo usar tabelas aleatórias no processo ou escolher arbitrariamente. Recomenda-se que não seja a classe Gosma, considerando o observado no tópico anterior.

  • Funcionamento em mana baixo: a Matadora Universal Pyu Pyu por ser um item de Poder=20, funciona em mana baixo, no entanto sua ST é reduzida para 10, diminuindo seu dano (1d+2 perf) e alcance (240/300 metros).

  • Peso: 3 kg

  • Preço de venda sugerido: 18.500$


Comentários

  1. Eu mudaria no nome da arma para "Caçadora de problemas universal". KAKAKAKAKA.

    Adorei! Bastante criativa e foge o comum, Punjança, Precisão, etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas