Kalgahan a cidadela das mil masmorras

(uma adaptação do Cenário descrito em Dungeon Fantasy Setting CavernTown)



Em algum momento do passado há muito esquecido, as Forças do Mal planejaram irromper no mundo, mergulhando-o em dor, loucura e noite eterna. Na realidade, a cada punhado de gerações humanas faz uma tentativa. Ocasionalmente, uma ofensiva goza de algum grau de sucesso, com heróis intrometidos que só conseguem reagir depois de um Império do Mal ser esculpido. Na maioria das vezes, os campeões do Bem acabam cortando o mal pela raiz, literalmente!

O que é digno de nota sobre essa tentativa em particular foi que o Mais Antigo dos Anciões, Aquele Cujo Nome Jamais Deve Ser Mencionado (seu verdadeiro nome é desconhecido e impronunciável), sabendo que os heróis poderiam interferir somente naquilo que eles conheciam, reuniram Suas forças além do Tempo e espaço. Seu plano era translocar toda sua legião de criaturas horrendas no mundo mortal em uma enorme bolha de magia similar ao Feitiço “Portal”, contudo não haveria portal para que os guerreiros do Bem pudessem selar. Ele invocou Seus poderes divinatórios indescritíveis para calcular o tempo perfeito (quando as estrelas estavam certas) e lugar: em meio aos exércitos reunidos do Bem, cujos adivinhos tinham advertido quando e onde esperar problemas (mas não forneceu detalhes) Coisas Rastejantes apareceriam entre os mortais miseráveis, deixando-os loucos. Glorioso!

O que o Mal não esperava é que o intrometido desta vez seria um vilão: Aloloch Três Coroações, um megalomaníaco feiticeiro-clérigo que serve o mal de um tipo mais mundano - o tipo envolvendo mortos-vivos, demônios, varinhas com ponta de caveira e o próprio Xyborh, Deus do Caos e Destruição, Senhor de todos os Baatezuus! Informado por seus rituais obscenos, Aloloch decidiu mudar uma montanha nas proximidades e colocá-lo no mesmo local escolhido. Isto é, no topo do Grande Exército do Bem. Sutil? Não. Efetivo? Sim.

Bem no horário, a montanha de Aloloch mudou e a bolha contendo o exército do Mal também apareceu. . . dentro da montanha! A bagunça resultante arruinou o dia de todos. A bolha empurrou a montanha um pouco para fora do alvo, por isso, embora muitos guerreiros do bem tenham perecido esmagados, muitos sobreviveram. A bolha não foi projetada para lidar com uma montanha e tinha poder suficiente para deslocar apenas uma parte dela. Além disso a maioria de suas legiões foram deixadas para trás e as forças que conseguiram atravessar foram enjaulados dentro de uma caverna perfeitamente em forma de cúpula dentro da montanha.

Neste ponto, a serva mais dedicada das Forças do Bem - conhecida como Santa Angelina - apelou aos Céus implorando por um pouco de ajuda. Invasores do Além do Tempo e Espaço, mais um arcanista mortal arrogante brincando de deus foram o suficiente para chamar a atenção dos Deuses. Aloloch foi aniquilado sem nenhum teste de resistência. Então Gehena, a  Deusa da Terra abriu um buraco na montanha; Oros o Deus Sol iluminou o lugar e Santa Angelina levou o restante do exército para dentro com o santo apoio. Foi uma dura batalha, mas as Coisas Rastejantes foram aniquiladas.

Percebendo que este lugar era o ponto focal para o sobrenatural - três diferentes adivinhações (do Ancião, de Aloloch e dos Servos do Bem) - e inundada com forças misteriosas do Além do Espaço-Tempo, magicamente distorcido pelos esforços de Aloloch, e tocado por não um, mas dois deuses, os exércitos do bem julgaram necessário garantir a segurança daquele lugar. Eles construíram um forte literalmente no topo da entrada para a caverna e um posto avançado dentro da caverna. E assim nasceu a Cidadela de Kalgahan, a cidade dentro da Caverna, a cidadela das mil masmorras...

Naturalmente, a intervenção dos deuses trouxe peregrinos, a presença de um exército trouxe comerciantes e famílias, e logo o lugar era uma pequena cidade. Então uma grande cidadela, crescendo maior a cada ano. Graças à bênção da luz de Oros (aparentemente permanente) e à abundância de energia sobrenatural, Kalgahan mostrou-se não apenas viável, mas próxima de autossuficiente.

Como todos os assentamentos, Kalgahan teve seus altos e baixos. Para começar, o motivo daquele lugar ser sobrenatural está intimamente ligado a várias masmorras abaixo da montanha formadas há milênios, frequentemente os habitantes de Kalgahan sofriam com visitas hostis dos horrores que viviam no subterrâneo. Isso levou à adição de defesas de perímetro. A maioria dos cidadãos antigos na cidade hoje – velhos anões e gnomos, elfos sombrios imortais, magos que enganaram a morte e alguns mortos-vivos bem escondidos – ainda se recordam dos ataques, resmungando sobre os altos impostos que até hoje pagam por isso!
   
Depois houve os esforços de vários governantes. Estes eram inicialmente comandantes do exército permanente - mas, como os defesas de Kalgahan estavam firmes e o Mal encontrava outras terras para invadir, a maioria dos as Forças do Bem foram chamadas embora, deixando apenas um pequeno quadro de defensores juramentados, a Ordem de Santa Angelina. Nesse ponto, Kalgahan fazia mais sentido como uma cidade do que como um posto avançado militar, e autoridade passou para um dos barões, denominado "Prefeito". Os primeiros Prefeitos eram ambiciosos, realizando projetos de engenharia magicamente assistidos às vezes com sucesso, ocasionalmente com desastre (como por exemplo rumores sobre ataques de aranhas de bronze que fechou uma obra que envolvia tuneis subterrâneos de vagões movidos a vapor e magia).

Os prefeitos de Kalgahan desde aqueles dias exibiram personalidades que vão de "piedosamente benevolentes" até "gananciosos" para "tiranos de ferro pouco melhores do que Aloloch”. Durante alguns dos períodos mais escuros, a cidade era um perigo maior para os monstros do que os monstros, empurrando seus túneis cada vez mais longe, esculpindo masmorras de seus próprio para as futuras gerações se preocupar, e tropeçando em algumas coisas que tiveram que fugir. As más línguas dizem que tudo isso tinha relação com o rei ordenando prefeitos para “lidar” de qualquer maneira com novas descobertas horríveis nas profundezas.

Kalgahan tem estado relativamente estável ultimamente. Anões e gnomos se tornaram mais numerosos devido a sua disposição de permanecer na clandestinidade, e agora são tão comuns quanto os humanos, o que é incomum para um assentamento humano. Essas três raças representam praticamente 3/4 da população. Porém também há representantes de todas as outras raças do Mundo Conhecido: elfos sombrios, goblins, hobgoblins, meio orcs,  meio ogros, coleópteros, infusos, gárgulas, minotauros; alguns poucos elfos e meio elfos, mesmo fadas, leprechauns etc etc.

Para manter a paz (e minar dinastias com sonhos de independência), o decreto real afirma que os humanos, anões, e os gnomos se revezarão como prefeitos.  O atual prefeito é uma gnomo: Petunia Widgery, do endinheirado clã Widgery originado da vila próxima de Noddington. Ela é uma hábil artífice e membro da Guilda dos Artífices. De pele acinzentada e de óculos, deve seu sucesso aquela guilda, dinheiro da família, e sorte direta. Ela desenvolveu suas habilidades políticas no trabalho - os cidadãos mais antigos se lembram dela como não diplomática. Verdadeiramente dedicada a Kalgahan, o seu foco é "melhorar as defesas", emitindo bestas e escorpiões cada vez melhores (que as tropas adoram) e instalando armadilhas elaboradas em estranhos lugares.

Mas Petúnia não governa solitária. O Conselho da Cidadela composto por quatorze assentos ocupados pelos mais renomados e poderosos membros das guildas e organizações de Kalgahan: os comandantes da Vigília da Cidade e da Ordem de Santa Angelina; a Alta Sacerdotisa de Gehena, deusa da terra e o Alto Sacerdote de Oros Deus-Sol; o Druida-Mor da Cidade; os mestres das guildas mais poderosas (Aventureiros, Alquimistas, Armeiros, Artífices, Hospitalidade e Magos), a Câmara de Comércio e a Irmandade dos Bardos); e uma tribuna (no momento, um sujeito anão chamado Mig Stakkels) eleito pelos cidadãos, que leva as queixas das pessoas à Prefeitura. Enfim, a tribuna é o único sopro da democracia aqui.

E, é claro, há as milhares de masmorras espalhadas pela infinidade de galerias subterrâneas naturais ou não a volta de Kalgahan; algumas utilizadas por anões para mineração, ou são covis de feiticeiros  (ou necromantes) poderosos ou perigosos monstros, ou até mesmo cidadelas bem armadas de elfos sombrios adoradores de uma Rainha Aranha, ou quem sabe criaturas rastejantes servos do Antigo Ancião, que sobreviveram à Grande Batalha dos Deuses? Não é à toa que Kalgahan é conhecida como a cidadela das mil masmorras!

E todos os prefeitos que já passaram por Kalgahan  tem feito um esforço para atrair aventureiros para explorá-las -  para encher os cofres da cidade - então sempre haverá guerreiros bem armados, ladinos e conjuradores em mãos, caso os monstros se tornem arrogantes ou um novo Aloloch venha a surgir.  E a fama de Kalgahan como a cidadela das mil masmorras atrai cada vez mais curiosos, turistas e aventureiros dispostos a enfrentar os perigos em suas profundezas.

E na esteira dos exploradores, vem os artífices, mercadores, taverneiros, soldados, clérigos curandeiros – e uma infinidade de outras profissões - interessados em fornecer toda sorte de produtos e serviços como armas, armaduras, equipamentos e provisões aos aventureiros, além de lucrar com os despojos trazidos das masmorras. E, obviamente, muitos criminosos: assassinos, ladrões, contrabandistas, malandros, cafetões, toda a sorte de membros da máfia. Kalgahan pulsa intensamente com incontáveis  possibilidades de aventuras!



Comentários

  1. Mil masmorras? Se eu fosse o prefeito, ficaria mais preocupados com os tesouros roubados de cima do que aqueles encontrados abaixo, hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas