Cenário GURPS Space FARSCAPE: Delvianos, os místicos seres evoluídos das plantas

Apresento a vocês, os delvianos, uma mística raça alienígena que evoluiu das plantas!



Inspirado na série de ficção científica Farscape (atualmente disponível na Amazon Prime todas as 4 temporadas, recomendo!) resolvi fazer uma adaptação dessa interessante espécie alienígena . 

Para quem não conhece essa série um breve resumo: John Crichton (Ben Browder) é um astronauta da Terra que após um acidente em um vôo espacial vai parar do outro lado da galáxia em uma nave-prisão espacial viva chamada Moya cheio de aliens bizarros: a ex-Oficial dos Pacificadores Aeryn Sun (Claudia Black), o luxano Ka D'Argo (Anthony Simcoe), a delviana Pa'u Zotoh Zhaan (Virginia Hey), o hyneriano Dominar Rygel XVI  (voz de Jonathan Hardy) e o Piloto (voz de Lani Tupu). Perseguido por diversos vilões, enfrenta piratas Zenetan, os Pacificadores, os Nebari, os Scarrans e outros alienígenas mais estranhos ainda, durante as quatro temporadas, enquanto busca uma maneira de voltar para casa... A serie foi encerrada abruptamente na quarta temporada, sem uma conclusão decente, contudo pelo apelo dos fãs foi feita uma minissérie de 3 horas de duração (que também se encontra na Amazon, ela está incluida como episódios 23 e 24 da quarta temporada!).



Resolvi então adaptar esse cenário para GURPS pensando quem sabe no futuro mestrar uma mesa inspirada nessa maravilhosa série, para mim uma das melhores de Ficção Científica que já assisti... Já aviso que como qualquer adaptação tomei algumas liberdades criativas e tive que preencher algumas lacunas, já que o material na internet sobre a série é escassa.

Vamos então ao que interessa: os Delvianos!

A Raça:

Delvianos são uma espécie humanoide inteligente que evoluiu das plantas vinda do planeta Delvia reconhecível por sua pele azul pontilhada com padrões verdes claros. De acordo com suas origens vegetais, os Delvianos raramente exibem pêlos no corpo - apenas alguns poucos o têm. Delvianos possuem uma altura que varia entre 1,60-1,80 e pesam entre 55-75Kg. Seu sangue é verde, assemelhando-se mais a uma seiva de uma planta. O tempo de vida de um Delviano é muito longo,  atingindo a maturidade com cerca de 250 anos e alguns chegando a viver mais de um milênio!  

Os Delvianos são capazes de se camuflar de predadores quando estão em vegetação densa se misturando ao ambiente, como camaleões (+10 em furtividade se estiver imóvel, +5 se estiver em movimento). E apesar de serem uma flora evoluída, eles precisam de oxigênio para respirar. No entanto seu sistema circulatório é descentralizado formado por gânglios espalhados por todo o corpo, os quais bombeiam a seiva carregada de nutrientes por todo o corpo; seu “pulmão” é menor e mais eficiente já que parte do oxigênio e gás carbônico necessário pelo seu organismo é produzido por fotossíntese (necessitando de menos nutrientes diários). Além disso todo o sistema foi desenvolvido para ser rapidamente regenerado se uma parte falhar, uma outra parte compensará. Assim, pode-se dizer que não possuem órgãos vitais, exceto por um sistema nervoso central localizado na cabeça.

Como vegetais, adoram a luz. A radiação solar, como a luz do sol ou o brilho irradiante de uma nebulosa, causa um efeito muito agradável em seus corpos, conhecido como fotogasmo, quase como um orgasmo, um estado de êxtase. Isso não chega a incapacita-lo, mas ele relutará em sair desse estado, fazendo um teste de vontade para sair.

Embora tenham vindo das plantas, eles são onívoros, consumindo tanto alimentos vegetais como animais. No entanto sua fisiologia única, permite que eles somente necessitam consumir apenas 1/3 de alimentos, ou seja uma refeição diária. O consumo de água continua normal.  

Em condições ideais, os Delvianos não precisam ingerir carne, porém, se enfrentarem a fome, sua fisiologia natural permite que ajam de forma carnívora. Essa transformação ocorre apenas quando eles não comem outros alimentos por muito tempo, fazendo com que seus corpos acabem mudando para um modo de autodefesa que exige o consumo de carne. Neste modo de defesa, o corpo do Delvian começa a desligar e automaticamente produz botões de flores que exalam um pólen altamente tóxico. Esse pólen agrava seriamente as alergias em outras espécies, causando surtos de espirros tão graves que qualquer ser infeliz que o respire fica paralisado por seus próprios espirros (e se expostos por muito tempo cegueira temporária), fornecendo ao Delviano carne fresca pronta para se alimentar. A fome também afeta a mente de um Delviano, causando paranóia severa e até mesmo podendo leva-lo à loucura. 

Delvianos têm a capacidade consciente de controlar até certo ponto o fluxo de nutrientes para seus membros podendo fazê-los murchar se transformando em raízes (útil se estiverem presos em escombros e precisarem se libertar, nem que seja deixando um braço ou perna, por exemplo). Quando estão muito feridos ou doentes eles podem se prender ao solo de um planeta de vegetação rica e com nutrientes abundantes, para se regenerar e se recuperar (1PV recuperado por hora), inclusive recuperando membros perdidos! Isso é um processo lento que pode demorar horas ou dias, dependendo do seu estado de saúde. O delviano permanecerá “plantado”, sem poder se mover, até que a regeneração esteja completa. 

A espécie Delviana possui uma mente bastante aberta e generosa, não tendo preconceitos, sendo muito afetuosa com outras raças e bastante sensíveis às necessidades dos outros. Eles não possuem tabus quanto a sexo ou nudez, muitos meditam nus! Mas não confunda isso com um comportamento dócil ou ingênuo, delvianos podem ser violentos e cruéis, sendo conhecidos por seu temperamento inconstante e passional, muitas vezes levando-se à ira. Uma curiosidade: os olhos de um delviano furioso ou assassino ficam profundamente vermelhos.

Por outro lado, eles são muito religiosos e disciplinados. Procurando abandonar seus instintos violentos e pensamentos sombrios, muitos delvianos praticam uma religião conhecida como A Busca Delviana. A Busca é uma maneira de encontrar a iluminação por meio da caridade e meditação, renunciando à raiva, e orando ou adorando sua divindade central conhecida simplesmente como “Deusa”. Embora a Busca possa os permitir controlar sua raiva, não pode apagá-la completamente; eles precisam estar constantemente em guarda, para não sucumbir aos seus impulsos mais sombrios. Não obstante a meditação seja uma maneira importante de se concentrarem na busca, por serem uma espécie social, o isolamento pode causar estragos na sua mente!

Aqueles que partem à Busca, os iniciados no primeiro grau, são chamados de sacerdotes Pa’u. Com oração e meditação profunda, ganham uma série de habilidades mentais desbloqueadas por uma mente disciplinada, com o auxílio da Deusa. Quando chegam ao terceiro grau ganham a sua primeira habilidade conhecida como a "Unidade", a capacidade de conectar sua mente à de outra criatura, permitindo que eles se comuniquem em um plano psíquico e espiritual. Durante a "Unidade", um Pa'u pode transmitir conhecimento ou energia espiritual a outro usando esta técnica, permitindo que os dois Pa'u compartilhem informações e poderes que ganharam como parte da Busca. 


Outras habilidades transmitidas pela Busca, incluem criar ilusões, bloquear os sentidos de outro ser, fazer com que a força vital de outro se desvaneça, levando à morte, e até mesmo o poder de proteger as mentes de outros de influência externa. Todos esses dons exigem firmeza mental e a própria força vital do Pa'u, o que poderia deixar os participantes exaustos. Se o Delviano gastar muito de sua própria energia vital, ele começar a enfraquecer, a coroa de suas cabeças lentamente se torna uma polpa pegajosa até levar à morte final.

Planeta Delvia:


Delvia é o planeta natal da raça Delviana, seu nome significa "lugar de refúgio". Um planeta muito parecido com a Terra durante o período terciário (60 milhões de anos atrás), de clima predominantemente quente e úmido (36 graus celsius), bem mais verde e um pouco maior (1,36 vezes) que o diâmetro terrestre: 17.360km; com um equilíbrio entre a umidade da superfície e o solo. 

Sua gravidade e pressão atmosféricas é de 1,09G e 0,872 atm, totalmente suportável aos seres terrestres. É um planeta menos denso que a terra, mais rochoso e com menos metais, o que impactou o desenvolvimento da sociedade delviana. 

A composição da sua atmosfera é bem similar ao da terra, predominantemente composta de nitrogênio (70%) e 25% de oxigênio. Possui mais vapor d’água que a atmosfera terrestre (2%) e dióxido de carbono (1%) com uma concentração também maior de hélio e ozônio. Nada que dificulte a respiração de criaturas alienígenas, similares as terrestres. 

Delvia é um planeta com a mesma proporção de água que a Terra (70%). Predominantemente vegetal, possui largas florestas com árvores que atingem centenas de metros de altura, além de milhões de espécies diferentes de herbáceas em uma variedade de biomas diversos, como também ervas e plantas medicinais em grande abundancia. Ao contrário da Terra, nesse planeta é flora que se desenvolveu mais intensamente, atingindo a sapiência, sendo o exemplo maior os Delvianos. Porém, existem outras criaturas sencientes com certo nível de inteligência em Delvia (IQ 3 a 6), todas evoluídas da flora. A Fauna no planeta é menos comum, normalmente espécies similares a insetos, pequenos peixes e alguns anfíbios. Não há exemplos de espécies superiores de fauna e nem mesmo de predadores animais em Delvia.

Há apenas uma lua na orbita de Delvia, conhecida como Nova Lua. Diferente do planeta, é um planetoide de clima severo e árido, de atmosfera fina, quase desprovido de vida ou de seus potenciais. Os únicos habitantes conhecidos são uma seita de delvianos engajados na Busca, habitando uma estrutura subterrânea que parece ser uma nave espacial submersa.

O sistema Delviano é formado por duas estrelas amarelas que orbitam muito próximas entre si, além de mais três grandes planetas gigantes gasosos e um planetoide de gelo. Visto de Delvia os dois sóis se assemelham a dois olhos de fogo que os antigos chamavam de “Plem” ou “olhos da Deusa”.


A Sociedade

Cerca de 1 bilhão de Delvianos residem em Delvia vivendo em harmonia com a flora do planeta. Suas casas são adaptadas para não interferirem com a ecologia do planeta, normalmente construídas de material orgânico vegetal vivo. Delvianos desenvolveram um grande respeito pela natureza e pela vida; embora não seja uma caraterística geral da raça, muitos delvianos partilham de um senso de dever com todos os seres vivos. Delvianos dão excelentes agricultores, médicos e cientistas (principalmente voltados a biologia, engenharia genética, biotecnologia, farmacologia natural e conhecimento de ervas), além é claro daqueles que seguem o caminho da Deusa.

Como os metais são mais raros em Delvia, Delvianos aprenderam a trabalhar suas casas com a matéria orgânica vegetal, madeira e uma pasta feita de celulose tão resistente quanto concreto. Tecnologicamente o NT dos Delvianos é 10, especialmente para Medicina e Bioengenharia. Nos últimos anos, os esforços em engenharia genética e biotecnologia desenvolveram as chamadas “casas vivas”, arvores modificadas para servirem de arranha céus, que se tornaram suas moradas resolvendo o problema da superpopulação. A sociedade delviana é relativamente pacífica, não propensa à guerra, voltada à diplomacia; a escassez de metais talvez tenha favorecido essa propensão à paz. Embora há um milênio já tivessem acesso (por meio de acordos de comércio com Hynerianos e com apoio de Pacificadores) das viagens interestelares, até poucos anos a maioria dos Delvianos não se interessavam por explorar outros planetas fora de seu sistema solar. 

Até recentemente era uma sociedade pacífica muito religiosa e mística, com um sistema político baseado na Teocracia. Os delvianos por dezenas de milênios foram governados por líderes religiosos, sacerdotes Pa’us de vigésimo grau espalhados pelas cidades-estado. Não há conceito de “nação” na sociedade Delviana, todo delviano faz parte de um único “povo”. A cada milênio era escolhido um novo líder mundial indicado pelo anterior, um sacerdote de vigésimo primeiro grau, denominado de Grande Pa’u. No entanto haviam entre os delvianos aqueles que discordavam desse pensamento, embora fossem tolerados. 

Contudo, há 25 ciclos atrás, isso mudou quando os recém indicado Grande Pa’u Bittar juntamente com outros membros de uma facção conservadora do governo contrataram o Pacificadores para “segurança externa”, e num golpe de Estado, a sociedade pacífica se transformou em um estado de polícia. Muitos dos pensadores liberais e aqueles que protestaram foram presos e enviados para campos de prisioneiros dos Pacificadores, outros foram executados. 
Como vingança por seu pai por ter sido enviado à prisão por seu amante e temendo que se tornasse a próxima vítima, Pa’u Zotoh  Zhaan , durante um ritual da Unidade com seu noivo, assassinou Bittar. Zhaan foi presa pelos Pacificadores, condenada a 300 ciclos de trabalhos forçados numa colônia penal em Mekkar VII, um planeta-prisão de segurança máxima.

Após a morte de Bittar o caos se instaurou em Delvia e os Pacificadores consolidaram o poder no planeta; o regente pacificador Klaus Mogred foi designado para governar o planeta. Desde então a realidade do povo Delviano mudou: temendo que mais atos de “fanáticos religiosos” desestabilizassem a região, proibiram a realização da Unidade e as manifestações religiosas dos seguidores da Busca. Muitos delvianos e a maioria dos sacerdotes Pa’u deixaram o planeta exilados pela política autoritária dos Pacificadores, alguns fundando colônias em diversos planetas daquela região da galáxia.



Delviano 40 pontos

Aparência: atraente [4]; 

Camaleão +5 (Vegetação densa, raro, -40%) [15]

Consumo reduzido 2: 1 refeição/dia (apenas alimentos, -50%) [2]

Expectativa de Vida Ampliada (×16) [8]

Forma alternativa: Frenesi Carnívoro (Gatilho: apenas quando começar a sua Fadiga chegar a zero por inanição, ocasional, -30%; apenas inconsciente, -20%; incontrolável, poder destrutivo, -30%; Gatilho incontrolável: ocasional, -5%) [3]; 

Regeneração (Regular: 1PV/Hora) (apenas se estiver em contato com o solo de um planeta que tenha solo fértil e vegetação exuberante -40%; Desvantagem temporária: sem pernas – séssil, -50%) [5]

Restaurar membros (apenas se estiver em contato com o solo de um planeta que tenha solo fértil e vegetação exuberante -40%; Desvantagem temporária: sem pernas – séssil, -50%) [8]

Sensível (empatia) [5]

Tolerância a ferimentos: sem órgãos vitais [5]

Autotranse [1]

Controle limitado sobre o fluxo dos nutrientes (podem fazer seus membros murcharem) [1]

Irritadiço (Mitigador: diário, precisa meditar por 1 hora, -60%; 12 or menos) [-4]

Doutrinas religiosas (misticismo) [-10]

Simpático (Congenial) [-1]

Fotogasmo [-1]

Não possui tabus quanto à nudez ou sexo [-1]


Forma alternativa: Frenesi Carnívoro [20 pontos]

Nuvem de esporos tóxicos:  efeito de área (256 metros de raio) irritante, Tosse (res HT) + 1pt tox, ciclo 1 hora, x24 (efeito colateral, paralisia; sintoma, cegueira 1/3PV). 

Estatística: Atribulação, Tosse (Agente Respiratório, +50%; sempre ativo, efeitos são perigosos, -40%; Aura, +80%; Efeito de área: 256 metros +400%; Flutuante, +20%; Emanação, -20%; Persistente, +40%; Ligação, poderes usados juntos, -10%;) [66]+Ataque intato tóxico (1 pt de dano, 0,25; cíclico, 1 h, x24 +%; Efeito colateral: paralisia, +150%; Sintoma: cegueira, 1/3 PV, -50%; Agente Respiratório +50%; sempre ativo, efeitos são perigosos, -40%; Aura, +80%; Efeito de área: 256 metros +400%; Flutuante, +20%; Emanação, -20%; Persistente +40%; Ligação, poderes usados juntos, -10%;)

Tolerância a ferimentos: sem órgão vital [5]

Aparência desagradável [-4]

Irritadiço (12 ou menos) [-10]

Paranoia [-10]

Vozes fantasmagóricas (irritantes) [-5]

Dieta restrita (Carne fresca, comum) [-20]

Apetite incontrolável (Carne fresca) (12 ou menos) [-15]


Lente: Sacerdote Delviano (Pa'u) 23 pontos

Clericato [5]

Talento da Busca* (1) [10]

Habilidade inicial: A Unidade. [38] 

Estatística: Sonda Mental (Divino, -10%; Universal,; Agente de contato; Corpo a corpo, curto, -30%; Ligação poderes usados juntos, -10%; requer Concentração +15%)[15]+ Telecomunicação (Transmissão telepática;  Divino, -10%; Universal,; Agente de contato; Corpo a corpo, curto, -30%; Ligação poderes usados juntos, -10%; requer Concentração +15%) [23]

Fanatismo (Deusa) [-15]

Obsessão (Completar a Busca) (Long-Term Goal) (12 or less) [-10]

Voto maior:  sempre ajudar os necessitados [-10]

*confere +1 em Autohipnose; Controle de respiração; Medicina Esotérica; Jardinagem; Meditação; Rituais religiosos; Teologia (Deusa); além de +1 no Nh de qualquer teste de habilidade dos poderes concedidos pela deusa.




Comentários

Postagens mais visitadas