Resenha: GURPS Dungeon Fantasy Monsters 4 - Dragons


De todos os monstros de fantasia, com certeza Dragões são os mais icônicos em uma mesa de RPG. E nada mais justo que nosso Tio Steve trazer para o universo de Dungeon Fantasy um suplemento que possa auxiliar mestres de GURPS à introduzí-los em suas mesas!

Assim apresento a vocês o mais recente suplemento publicado para GURPS: Dungeon Fantasy Monsters 4: Dragons!

A serie Dungeon Fantasy Monsters tem como proposta compor um bestiário diferenciado ao cenário de fantasia hack'slash Dungeon Fantasy criado para o nosso amado sistema. O primeiro volume apresentou novas criaturas ameaçadoras como Eye of Death, Horrid Skull, Sphere of Madness e o Watcher at Edge of Time. O segundo volume revisitou as clássicas gosmas e bolhas (spore clouds, slimes, oozes e puddings) do D&D. O terceiro apresentou criaturas míticas como a Fênix, Basilisco, Cocatrice e a Hárpia. Agora meus caros é a vez da cereja do bolo: Dragões!

Escrito por Sean Punch, já conhecido autor de uma serie de suplementos de GURPS (incluindo a série DF), este suplemento foi publicado recentemente em Setembro/18. Na introdução o autor já deixa claro que seu objetivo não é apresentar dragões míticos do folclore e de uma miríade de culturas (para isso existe GURPS Dragons). O foco desse suplemento é ser um guia do dragão europeu, a clássica besta do D&D, temível e violento adversário que desafia guerreiros, ladinos e magos em busca de seus tesouros.

O suplemento é pequeno: 22 páginas. Possui uma estrutura bem simples: cinco capítulos que tratam dos modelos (templates); abordam regras para criação de dragões únicos e com ataques especiais (diga-se sopros!) e diferenciados; táticas de combate para dragões explorando suas habilidades e tamanho; e elencam quatro exemplos de dragões que podem ser usados na mesa como inimigos ou mesmo interessantes NPCs.

O primeiro capitulo inicia apresentando quatro modelos de dragões baseados em seu tamanho: pequeno, médio, grande e gigantesco, além de apresentar regras para criar dragões ainda maiores! O segundo capítulo foca na principal arma do dragão: o seu sopro! Não se limitando apenas ao fogo, dragões podem dar baforadas de gelo, ácido, eletricidade, ou gases venenosos e... até mesmo raios de mana! Discorre sobre duas formas de sopro: em cone (que afeta uma linha de tiro) e em nuvem (que afeta uma área). Também introduz regras para possibilitar o dragão modificar seus ataques de cone tornando-o mais abrangente, alcançando mais inimigos e obviamente sendo mais ameaçador!

O terceiro capitulo oferece ao mestre dicas para diferenciar seu dragão, seja no aspecto físico, habilidades ou personalidade. Conferindo sentidos aguçados, defesas, proteção especial (ou até mesmo imunidade!), ataques mortais (como por exemplo. múltiplas cabeças com mais de um tipo de sopro, ou presas e garras que carregam venenos letais). Até mesmo habilidades especiais como forma alternativa. ataques extras, mente segmentada, terror, etc...

O quarto capitulo dispõe algumas regras para tornar o combate com dragões algo mais interessante e letal. Mesmo o menor Dragão possui uma inteligencia excepcional e portanto, são excelentes estrategistas. Explorar o aspecto tático do combate, usando as vantagens de se poder voar, planar sobre seus inimigos, seu enorme tamanho, além de suas habilidades especiais para lhe dar o máximo de vantagem em combate. Em resumo, um dragão não é um adversário impulsivo ou tolo! Ele é um inimigo astuto e tático que confere um desafio à altura do maior guerreiro ou mago!

Por último, o livro encerra o assunto divulgando quatro exemplos de dragões de diferentes habilidades, personalidades e tamanhos:

  • Brother Jonas, um dragão pequeno e trapaceiro que se disfarça de um sacerdote de um Deus dos Ladinos. Um excelente NPC para uma campanha;
  • Ssythoxx the Venomous, um dragão menor que habita o pântano, com poderes de druida ele prefere não chamar a atenção. MAs seria um excelente adversário para um grupo de heróis que em busca de tesouros viesse a importuna-lo em seu covil;
  • Thrice, um dragão mediano de três cabeças muito resistente à magia;
  • The Anihilator, um dragão gigantesco destruidor de mundos. Adorado como um Deus por muitos...

De modo geral o livro cumpre o seu objetivo embora sinta falta de algo mais detalhado, principalmente no capitulo quatro. Todavia, considero uma evolução principalmente levando-se em conta a lacuna de bestiários decentes no sistema. Particularmente eu sempre usei bestiários criados por jogadores (tem até um com dragões épicos: GURPS 4e Bestiário 1 Criaturas desafiadoras. elaborado pelos Filhos da Calculadora. No entanto ele apresenta alguns problemas como o desproporcional calculo de RD e ST. Particularmente preferi a abordagem desse novo suplemento.

Enfim, pelo preço no site (6 trumps!) acho uma ótima pedida. O meu saiu por volta de 30 temers, considerando a facada de IOF (maldito governo brasileiro! Imposto é roubo!).

Bom fica a dica aí para quem quiser mais uma opção de suplemento. Boa leitura!



Comentários

Postagens mais visitadas