Série Artefatos mágicos: O martelo de Yurgas

O martelo de Yurgas é um martelo arremessável forjado pelo anão Yurgas, na época áurea dos encantamentos com runas. O artefato foi um pedido do rei de Zarak com o intuito de proteger suas tropas contra constantes ataques de uma espécie de ave chamada estrige que infestava as profundezas e causava diversas baixas às suas tropas.

O martelo causava dano maciço nas estriges (+1d de dano extra por contusão), quando arremessado retornava à mão do seu usuário. Mas o real poder do martelo era a capacidade de criar vários martelos de energia que circundavam seu usuário, criando uma barreira mágica que feria qualquer um que a penetrasse.

Ele se multiplica em 1d+2 martelos de energia que causam cada um 1d de dano por contusão cada, acertando de modo aleatório (um resultado menor ou igual a 12, jogado pelo GM). Ao acertar o alvo, o martelo de energia se dissipa. A magia se encerra quando todos os martelos forem dissipados ou por um comando mental de seu dono. Após utilizar essa habilidade, esse poder do martelo permanece dormente não podendo ser utilizado por 1 hora!

O martelo também possui outras habilidades extraordinárias que somente ocorrerão quando conseguir um acerto decisivo ao golpear com ele! Yurgas encantou o martelo com runas de proteção que impedem que qualquer magia de conhecimento possa revelar as habilidades até que elas sejam ativadas! Assim o seu dono somente tomará conhecimento do poder do martelo quando ele for ativado!

Em termos de jogo, quando o jogador conseguir um acerto decisivo, jogue 1d6 para definir o efeito:

1-2  Onda de choque*: ao acertar um golpe o martelo cria uma onda de choque que afeta todos os oponentes (e aliados) a frente dele, causando 10d de dano por contusão em uma área em forma de cone de 10 hex a frente por 5 hex de base. Esse ataque somente pode ser feito uma vez por sessão de jogo!
*jogue novamente se o efeito já ocorreu naquela sessão.

3-4  Golpe de projeção: o martelo emite um pulso de energia azul ao acertar o alvo o “empurrando”. O martelo causa 6d de dano extra (além do dano normal baseado na ST do dono) que deve ser considerado apenas para efeito de projeção.

5-6 Golpe desintegrador: o ataque do martelo é devastador: o golpe causa 4d de dano extra na armadura do inimigo! Considere como um ataque inato corrosivo que diminui 1 ponto de RD de qualquer armadura metálica, de couro, etc (desde que não natural) para cada 5 pontos de dano causados. Este ataque não causa dano em seres vivos ou matéria viva, apenas em objetos inanimados. Assim ele afeta construtos (golens, estatuas animadas, etc) ou elementais de pedra. Também não afeta mortos-vivos, já que são formados por matéria orgânica.



Yurgas foi um ancestral paragão do clã Golpes Fortes, um lendário ferreiro arcano dos anões, que realizou grandes feitos, entre eles forjar artefatos extraordinários como o Lendário Martelo. Sua estória e de seus filhos Margrak, Kardram e Laslimm está inscrita nos Anais de Pedra, em Morriel. Dizem que os restos mortais de Yurgas e de seus três filhos foram enterrados juntamente com os artefatos que ele criou, entre eles, o Martelo de Yurgas. 


Infelizmente, Yurgas somente conseguiu fazer um martelo e ninguém sabe ao certo o que aconteceu com o artefato... Há relatos que o martelo foi enterrado com seu criador (e seus três filhos), em algum lugar ao norte de Mégalos, além da Floresta Negra, nas margens das Montanhas de Zarak.

Talvez os heróis encontrem um mapa escondido em algum velho tomo, numa biblioteca da torre de um mago ou em um calabouço cheio de perigos? O fato é que o mapa apontaria para o Túmulo de Yurgas, passando pelo Caminho dos Mortos, nas profundezas das montanhas anãs...

O Caminho dos Mortos é um local amaldiçoado: no passado foi cenário de uma funesta batalha entre elfos e anões.  A passagem permanece selada e seu acesso é proibido para todos os cidadãos de Zarak (e sem dúvida para forasteiros!). Além disso, mesmo que os heróis encontrem guias dispostos a descumprir a lei, os perigos que rondam o Caminho dos Mortos o fazem temido pelos mais corajosos dos anões. Há estórias de que um antigo mal - uma abominação além da imaginação e o pior dos pesadelos de um aventureiro - descansa sob a montanha. Que espécie de criatura concebida do horror e do caos, antes do Banestorm,   antes que os elfos descem os primeiros passos em Ytarria, poderia viver ali?





Estatística do item:
Martelo de Yurgas Gdb +2 (con) +2 (magia pujança/puissance), pode ser arremessado retornando as mãos de seu dono (espada fiel/loyal sword).
+1d extra contra estriges

Habilidade especial:
Martelo Múltiplo (1d+2) causam 1d dano contusão cada

Ataques especiais (ativação por acerto decisivo):
Onda de choque (10d, contusão), cone 10x5 hex;
Golpe de projeção (6d, contusão), alcance: 1 hex, apenas projeção;
Golpe desintegrador (4d, corrosão), alcance: 1 hex, apenas contra objetos inanimados (armaduras metálicas ou de tecido ou couro; não afetam seres vivos, mortos vivos, material orgânico “vivo”).





Comentários

  1. Esse martelo me faz lembrar da minha personagem Ophelia...
    Ela que "achou" o mapa

    ResponderExcluir
  2. fez-me lembrar da magia do Diablo 2... Aquela que os martelos ficam girando ao redor do personagem e causando dano para aqueles que entrarem no campo do jogador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas